

ALAMEDA SANTO AMARO, 603
SANTO AMARO - SÃO PAULO
SP - CEP : 04745-000
​
Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 194 Centro, Sorocaba - SP
CEP: 18035-060

freios
O sistema de freio é uma das principais preocupações da maioria dos motoristas, afinal qualquer problema neste mecanismo pode resultar em acidentes graves.
Porém, mesmo sendo um item fundamental no carro, não é todo motorista que sabe que tipo de freio que tem em seu veículo, e quais os outros tipos de freio e as suas tecnologias.
Existem vários tipos de freios, porém nos dias atuais o freio ABS é o mais comum.
ABS é uma abreviação de Antilock Breaking System (Sistema de Freio Antitravamento).
ABS é uma abreviação de Antilock Breaking System (Sistema de Freio Antitravamento).
Essa é uma tecnologia que a principio foi desenvolvida para o uso em aeronaves, que depois de um tempo acabou chegando para os veículos terrestre; porém, somente nos últimos 30 anos que a indústria automobilística passou a utilizá-lo em larga escala, porque sua eficiência é indiscutível.
Tanto que desde 2014, os carros fabricados no Brasil ou importados em venda no mercado nacional, não podem ter outro tipo de freio. Ou seja, freios a tambor e a disco, agora somente em carros com ano de fabricação anteriores a 2014.
O freio ABS é composto por sensores de velocidade, bomba, válvulas e uma unidade controladora.
A rotação do pneu é monitorada o tempo todo que o veículo está em movimento para identificar quando uma frenagem ocorre; essa informação é repassada para o controle do ABS que regula a pressão da frenagem em cada roda.
Ou seja: Ao invés de travar o disco, como ocorre em outros tipos como a tambor e a disco, as pastilhas fazem uma pressão mais rápida harmonizando a aceleração.
Mas assim como qualquer peça e parte do veículo, é necessário sempre tem atenção e notar se há algum problema. Preste atenção em alguns sinais de desgaste durante a condução do veículo. Por exemplo: – Pedal muito duro ou muito baixo; – Vibrações ao frear e; – Ruídos agudos.
O recomendado é que a manutenção dos freios seja realizada a cada 5.000 ou 10.000 km, mas essa periodicidade pode variar dependendo do modelo, é importante que você consulte sempre o manual do veículo.
Na Bono Pneus a nossos especialistas em todos os tipos de freio, e realizamos uma análise no sistema de freio de forma rápida e eficaz, garantindo um bom funcionando dos componentes, e assim garantindo sua segurança.